Breaking News

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cerca de 7 mil estudantes participam do movimento “Fora Roseana Sarney” em São Luís

Política - O movimento “Fora Roseana Sarney” reuniu cerca de sete mil estudantes, tuiteiros, líderes sindicais e representantes de movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), nesta terça-feira, 21, pela manhã no centro de São Luís. Os integrantes do movimento se concentraram às 9 horas na Praça da Bíblia e de lá seguiram em passeata pela Rua Grande até o Palácio dos Leões.

Segundo a organização do evento, a ação reuniu estudantes de pelo menos 20 escolas públicas de São Luís, 20 entidades ligadas a movimentos sociais, estudantil e sindical, alem de representantes de seis partidos (PSTU, PSOL, PCdoB, PCB, PDT e PSB) mais membros da ala do PT contraria a aliança do partido com o PMDB.

Integrantes da União Nacional dos Estudantes UNE, do Movimento Estudantil Independente (MEI), dos DCEs da UFMA e UEMA, do movimento Negro no Maranhão, Vale Protestar e do LGTB deram ainda mais volume à passeata de protesto. O movimento começou na internet e tomou corpo até o ato realizado hoje pela manhã.

Empunhando faixas, cartazes e bandeiras onde se lia explicitamente “Fora Roseana” e por extensão de repúdio à oligarquia Sarney, os estudantes de escolas da rede privada, federal, como o IFMA, e da rede pública de ensino seguiram pela Praça Deodoro, Panteon, Rua do Sol, Praça João Lisboa até a avenida Beira-Mar, antes de chegar ao ponto final do ato político na sede do governo estadual, o Palácio dos Leões.

Durante todo o percurso entoaram palavras de ordem contra o domínio da família Sarney no Maranhão sob gritos de “Fora Roseana” ou “cadeia para Sarney e Roseana” durante caminhada de aproximadamente quatro quilômetros.

A mobilização também conseguiu trazer pelo menos dez caravanas de estudantes de algumas cidades no interior do Estado, como Caxias, Santa Inês e Bacabal. Durante a manifestação, que durou cerca de três horas, os estudantes fizeram uma parada no Liceu Maranhense, escola onde a governadora Roseana Sarney cursou o ensino médio.

Três viaturas da polícia da Ronda da Comunidade, dos bairros do Barreto, seguiram de perto a passeata desde a praça da Bíblia. Parte do protesto foi transmitida via twitter.

Segundo Henrique Carneiro, presidente da União da Juventude Socialista no Maranhão e um dos organizadores do evento, a manifestação teve o intuito de mostrar a insatisfação dos maranhenses com a candidatura à reeleição da governadora do Estado. “Esse é um movimento popular como outros que já ocorreram, como o Fora Collor e o Fora FHC”, explicou Carneiro.

Nenhum incidente foi registrado durante o movimento. No encerramento do ato de protesto os participantes cantaram o hino nacional. (Com informações do iG/imperatriznatela.blogspot.com).

4 comentários:

adelisson disse...

EITA ILHA REBELDE, maravilhosa, sempre bela e charmosa….

fico orgulhoso desta cidade, vemos muitos estudantes, gente compromissada com a política.

PRESTA ATENÇAO IMPERATRIZ, ACAILANDIA, BALSAS, CHAPADINHA….

MOSTREM QUE SARNEY NAO TEM VEZ……

vamos dar uma resposta para o Brasil no dia 03 de outubro, MOSTRAR QUE A IGNORANCIA NAO FAZ PARTE NAO SO DO POVO DE SAO LUIS, MAS SIM DE TODO MARANHÃO !!!

MOSTRAR QUE NAO SOMOS MAIS CURRAIS DOS VELHOS MÉTODOS DE CAMPANHA….
MESMO COM 90% DE PREFEITOS, COM LULA, DILMA, DINHEIRO, MÁQUINA, ELA VAI PERDERRRRRRRRR !!! VAI COM TUDO MARANHAOO !!

ME FAZ LEMBRAR ESSA MUSICA MARAVILHOSAAAA…

LARGA DE BOBAGEM DEIXA DISSO E VEM PRA CÁ…
VC CRIOU CORAGEM MANDA A SOLIDAO PRA LA…
AGORA É A HORA DE VC SER MAIS FELIZZ…
É 12 É 12 É 12…

JARAUJO disse...

Veleu Adelisson, gostei muito de sua postagem. Vamos com tudo, seja com 12, seja com 65, o importante é mostrarmos que o Maranhão se libertou e quer progredir… XÔÔÔÔÔÔÔÔÔÔ SARNEYZADA

Salomão disse...

Os escribas do Sarney( Décio Sá) tentam desqualificar o movimento, dizendo que foi um fracasso e que apenas trezentas pessoas participaram do protesto

Amanda Barros disse...

Bom saber que os estudantes de São luís estão conscientes politicamente.Tenho certeza que essa oligarquia vai acabar no Maranhão.Não somos mais bobos.Apesar de jovens somos contra o cabresto que essa família quer colocar em nosso povo.

Designed By