Breaking News

quarta-feira, 3 de março de 2010

Maranhão da Pobreza e Sem Escolas Assista o video


Maranhão - No interior do Maranhão existe uma gente simples. São pais e mães cheios de vontade de dar aos filhos um destino diferente na vida. Mas, nesse início de ano letivo, não há motivo para se ter esperança por lá. Os sonhos de futuro esbarram em um presente repleto de escolas fechadas, caindo aos pedaços.

As férias escolares já acabaram, mas para muitas crianças do Maranhão ainda não é tempo de voltar às aulas. As escolas onde elas estudam estão fechadas. “A gente desaprende”, diz uma criança.

“Quando eles voltam para a aula, veem sabendo quase nada”, diz a professora Ildenê Oliveira da Silva.

Em um vilarejo, em Anajatuba, norte do estado, a igrejinha de taipa, cedida pela comunidade, vai servir de sala de aula. “Eu não quero que meus filhos fiquem como eu fiquei, analfabeto, a pior vergonha que passo em minha vida”, diz o lavrador Francisco Livramento dos Santos.

Um sapo fez morada em uma escola vazia. O sapo e outros bichos também: “Tem cobra e sapo”, conta a lavradora Marinalda Carvalho.

Uma única sala de aula e cozinha onde a merenda é servida, paredes e teto desmoronando. “Quando tem chuva com vento, é arriscado cair o teto nas crianças”, alerta o lavrador Luiz Carlos Lopes.

Uma escola que jamais foi concluída fica dentro de um cemitério. Os túmulos ficam exatamente onde seria a área de recreação dos alunos. Os parentes dos mortos nunca se conformaram: “Eu penso que é uma falta de respeito”, opina uma senhora.

Com o caos nas escolas, o reinício das aulas foi adiado por tempo indeterminado no município. “Nenhuma escola de Barreirinhas hoje, infelizmente, tem a questão do padrão mínimo exigido pelo MEC”, reconhece o prefeito da cidade, Albérico Filho.

Escolas fechadas, pais inconformados. “Eu quero que meus filhos se formem, estude meus netos e bisnetos e tudo”, pede a aposentada Conceição Ferreira da Silva.


Fonte: Globo.com/bomdiabrasil

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse governo de Merda!! nunca fez nada pelo povo do maranhão! e ainda tem um bando de mal carater que tem coragem de defender essa gentinha que não tem.... sem palavras!... estou revoltado depois que assisti esse video.

ainda tem gente que defende... é brincadeira.

Wilson disse...

Maranhão...Maranhão...

ou


Sarneylândia...

PROFESSOR DÊNIS disse...

E aquele Maranhão que aparece na propaganda da branca é onde mesmo?

Designed By