Breaking News

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Professor lança livro que desmascara o 'Viva Ed..

Professor lança livro que desmascara o 'Viva Educação' de Roseana Sarney

FALSA REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO VIA TV

'Viva Educação - Autonomia e emancipação?', de Agripino Alves Júnior, mostra tentativa do governo Roseana de inverter números e estatísticas educacionais no estado, com finalidades político-eleitoreiras, em 2003

Maranhão - O professor do Departamento de Educação Física e coordenador de Desporto Universitário da UFMA, Agripino Alves Jr., lança no Maranhão, pela Edufma, o livro "Viva Educação, autonomia e emancipação?. A obra teve lançamento internacional em setembro último, no Congresso Brasileiro e Internacional de Ciências do Esporte, evento que reuniu em Salvador (Bahia) cerca de mil participantes.

Para o autor, a experiência de lançar um livro em um congresso internacional possibilitou a socialização de diversos autores em diversas áreas temáticas e o intercâmbio científico com outros países. "Tive a grata oportunidade de apresentar o meu trabalho de doutorado em livro para o mundo e agora para o Maranhão, que foi meu campo de pesquisa e de onde se originou o tema da obra", comentou Agripino.

O lançamento está previsto para as 20h desta quarta, 11, na Assembléia Legislativa, por ocasião da III Semana de Administração, após a palestra de abertura da noite.

Publicado pela Edufma, Editora da Universidade Federal do Maranhão, a obra de Agripino é resultado de uma tese de doutorado em Comunicação e Mídia, pela Universidade Federal de Santa Catarina. A publicação busca problematizar a tentativa do governo maranhense de inverter números e estatísticas educacionais no estado, com finalidades político-eleitoreiras, no período de 2003, por meio da implementação da educação a distância, especificamente, o tele-ensino, no projeto Viva Educação.

"Autonomia e emancipação? A resposta é que no Maranhão houve uma falsa revolução via TV. Eu trabalhei com muita responsabilidade em fazer o livro e contar a história tal qual ela é e analisá-la, dentro dos contextos social, histórico e político nos quais aconteceu o projeto", ressalta o autor.

A obra é dirigida para educadores interessados em conhecer a política educacional no Maranhão, seus índices e suas fundamentações, além de ser, segundo Agripino, muito importante para profissionais da área de Educação a Distância.

III Semana de Administração - A III Semana de Administração (SEAD) traz como tema "Administrar na crise: os desafios da competitividade e da empregabilidade" e acontece nos dias 11, 12 e 13 de novembro na Assembléia Legislativa (Cohafuma), tendo como conferencista Ken O'Donnell , presidente do Instituto Vivendo Valores - SP, que versará sobre o tema " O Desafio de Liderar no Caos".

A SEAD possibilitará o fortalecimento do curso de Administração na UFMA, além de mostrar seu crescimento e potencial. Serão oferecidas palestras, oficinas, mini-cursos e, talvez, a apresentação de trabalhos científicos. Entre as novidades que pretendem marcar a 3ª edição da Semana, uma delas é a presença do Presidente do Tribunal Arbitral do Maranhão, que discutirá a Arbitragem, um campo crescente na área de Administração.

Como parte da programação da SEAD, será realizado, ainda, o II Encontro dos Professores e Coordenadores dos Cursos de Administração (EPROCAD). O EPROCAD é muito importante, pois nele temos a oportunidade de discutir junto a professores de outras universidades diversas questões como os projetos pedagógicos, a situação e funcionamento dos cursos de Administração", enfatizou a coordenadora do curso de Administração, Maria Raimunda Marques Mendes.

Nenhum comentário:

Designed By