Breaking News

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Anatel garante melhoria da telefonia móvel até...

"Anatel garante melhoria da telefonia móvel até novembro no Maranhão"

Brasília – Desde fevereiro deste ano a população do Maranhão tem enfrentado dificuldades para utilizar os aparelhos celulares em várias localidades do estado. O problema de congestionamento na rede de telefonia móvel está perto do fim, é o que garantiu o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações, Ronaldo Sardenberg.

Por iniciativa do deputado federal Carlos Brandão (PSDB-MA), foi realizada reunião ontem, com Sardenberg. Participaram a vice-presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, deputada Raquel Teixeira (PSDB-GO); a procuradora Geral de Justiça do Maranhão, Fátima Travassos; o procurador do Direito do Consumidor de Imperatriz, Sandro Bíscaro; além do presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Miranda, e o diretor de Patrimônio da Associação Comercial, Luiz Salani. Foram convidados também o presidente da Assembléia Legislativa do Maranhão, Marcelo Tavres e o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Raimundo Lisboa, mas não compareceram.

Para Brandão, é importante dar agilidade ao processo de normalização dos serviços oferecidos pelas operadoras. Segundo ele, falta fiscalização e as empresas estão evitando informar a suspensão dos serviços aos consumidores lesados para não garantir o direito ao reembolso. “As operadoras só podem vender o que conseguem oferecer de fato. Saímos daqui com a boa notícia da expansão dos serviços apara todos os municípios do Maranhão até 2010”, destaca o parlamentar.

Hamilton Miranda criticou a postura de representantes da Anatel durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Imperatriz para debater o problema. “No lugar de defenderem a população, pareciam advogados das operadoras de telefonia. Estamos vivendo um transtorno diário e não encontramos solução ainda”, esclarece.

Prazo – De acordo com o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Jarbas Valente, as operadoras de telefonia móvel têm o compromisso de resolver o problema de congestionamento de rede até novembro deste ano e estender o atendimento para todos os municípios do Maranhão até abril de 2010. “Estamos fiscalizando e faze4ndo o levantamento do período de interrupção dos serviços no Maranhão. Faremos com que as operadoras reembolsem os consumidores lesados o quanto antes”, esclarece.

O promotor do Direito do Consumidor, Sandro Bíscaro, informou que já foi aberto inquérito civil para averiguar os problemas. Ele aguarda o relatório de fiscalização da Anatel para entrar com Ação Civil Pública pedindo danos morais coletivos para todos os consumidores lesados. A procuradora Fátima Travassos acrescentou ainda que entrará com uma medida cautelar para suspender alguns planos de operadoras de celular, considerados responsáveis pelo congestionamento.

O Pequeno.

Nenhum comentário:

Designed By