Breaking News

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Mais um caso suspeito de gripe A no estado

Saúde Imperatriz - Na manhã de sábado, foi constatado mais um caso suspeito de gripe A no Maranhão. Em boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), o caso corresponde a um maranhense de 42 anos, que há dois anos mora na Espanha e veio visitar a família no município de Fortuna, interior do estado.

O homem passou mal ainda no interior e veio para a capital se consultar no Hospital Geral (HG) na manhã de sábado. Como os sintomas correspondiam aos do vírus Influenza A (H1N1), foi de imediato coletado material para ser analisado pelo Instituto Evandro Chagas em Belém (PA). Segundo informações da SES, o homem chegou no dia 29 de junho da Espanha e começou a sentir os sintomas no dia 30, e somente no sábado ele se dirigiu ao HG.

Todas as orientações previstas no último protocolo divulgado pelo Ministério da Saúde (MS) foram passadas pelos infectologistas do HG. Porém, a assessoria de comunicação da SES comunicou que não sabe informar se o caso suspeito se encontra na capital ou no interior, pois no cadastro feito no HG não consta o seu número de contato. Ainda de acordo com a SES, a Secretaria de Saúde do Município de Fortuna já foi acionada para que localize o homem e sua família. A orientação é que ele passe os sete dias após sentir os sintomas de quarentena. Para a família do caso suspeito, é orientado que se faça uma quarentena voluntária e se algum familiar sentir qualquer sintoma é importante que se dirija de imediato à Secretaria de Saúde do Município de Fortuna.

A SES aguarda hoje a ficha do homem, com o seu endereço, que será enviada pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar. A partir daí, a SES encaminhará a ficha à Secretaria de Saúde do Município de Fortuna para que enfermeiro e técnicos sejam enviados à casa do paciente suspeito.

Nenhum comentário:

Designed By