Breaking News

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Imperatriz Amada, Wyeth McFly.

Imperatriz é "minha" sim. É a cidade onde nasci, cresci, vivi e ainda vivo. Amo-a de paixão. Impossível identificá-la com simples palavras. É brutal. É cosmopolita, é caleidoscópica, é espantosa, é dinâmica, é estranha, é vibrante, é violenta, é improvisadora, é contraditória, é ousada. Todas estas e muitas mais a identificam.

Alguém disse que Imperatriz tem o charme que identifica varias cidades desse mundo de meu Deus. Pode até ser, mas Imperatriz é Imperatriz, com sua própria identidade que é a soma de tudo isso: é grande, charmosa, culta, "multitudo".

Amo Imperatriz pelos contrastes entre o belo e o feio, o bom e o ruim, o antigo e o moderno. De um lado, o grande Rio Tocantins com as suas belas Praias do outro Portal da Amazônia, o segundo maior templo Evangélico da America latina com capacidade para 20 mil pessoas e varias outras coisas que a posso descrevê-la.

Amo a Imperatriz dos extremos. Enquanto há regiões em que o preço de um apartamento é de sete milhões, na minha cidade em alguns bairros vc encontra casas e apartamentos com preço inacreditáveis, só vendo pra conferir.

Amo seu visual caótico, com prédios de todos os tipos, tamanhos e cores; o vermelho, verde e amarelo dos sinaleiros nas esquinas; suas mil faces, brancas, amarelas, negras, mais ou menos "torradas"; seus veículos coloridos e roupas ainda mais.

Amo a mistura de sons de Imperatriz: buzinas, carros barulhentos, sirenes, barulho dos feirantes, cantores anônimos mandando suas mensagens nas praças, pregadores das mais diversas religiões e crenças, vozerio confuso, palavras de ordem nas greves, pregões de ambulantes... Que dão vida à cidade.

Amo os cheiros de Imperatriz: cheiros de gasolina, de álcool de escapamentos, de comidas em cada canto, de pastéis de feira, de perfumes baratos, desodorantes, cheiro de gente; cheiro das frutas do mercado misturando odores de cajus, maracujás, goiabas e resultando um cheiro único e especial; cheiro de pão fresco nas madrugadas, cheiro de café em cada esquina.

Amo as coisas estranhas da cidade. É a terra do café, do coco babaçu, da panelada (buchada). Tem um lugar chamado de 4 bocas e outro por 5 bocas, interessante. Tem um calçadão com feirantes funcionando todos os dias. Tem cinema, tem um shopp que não é essas coisas mais tem! Tem teatro, tem estádio de futebol que está ficando muito bonito “ Frei Epifanio D’abadia”.

Amo os sotaques de Imperatriz, que tem uma língua própria, gerado no caldeirão de raças que aqui chegaram: o portunhol, o português, o marrapá, unã, modeque, purque, runn.. e vários outros.

Amo a sofisticação da cidade, que tem uma Avenida Beira Rio que concentra dinheiro dos carnavais, da festas, e dos bares e restaurantes que ali se encontra.

Amo a Imperatriz multicultural e multirracial e sua aceitação incondicional e sem preconceito dos que chegam a ela.

Enfim, amo tudo de Imperatriz. E por amor aceito suas qualidades e seus defeitos, suas vantagens e desvantagens. Quero escrever sobre ela, passar minhas emoções, compartilhar com outros que lhe dedique idêntico amor.

Mas, escrever sobre Imperatriz é uma temeridade. É um teste de múltiplas escolhas. Do que escrever? Escrever sobre a Imperatriz dos nossos sonhos? Sobre a cidade surpresa? Sobre a saudade de uma Imperatriz de dantes? Sobre os sons, os sabores, a sofisticação, os sotaques da cidade?

Para quem escrever? Para aqueles que também amam Imperatriz porque "Só quem ama é capaz de ouvir e entender estrelas", como disse o nosso Olavo Bilac.

Como escrever? Com emoção, expressando sentimentos que "pegam" no dia-a-dia? Com objetividade, apenas narrando? Com orgulho de seu progresso? Com saudades, mas não saudosismo?

Não sei. Vou deixar, não "Ao Correr da Pena", como dizia José de Alencar ao escrever suas crônicas no século XIX, mas "Ao Correr do Teclado", neste século XXI. Vamos ver o que acontece.

Mim chamo Wyeth McFly de Oliveira

Mcfly.wyeth@hotmail.com

(99) 8116-6491

Um comentário:

Anônimo disse...

- Amada cidade
Voce descreveu bem
cada detale ..
tudoo perfeito
parabens ta show o blg.

Designed By