Breaking News

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Corpo de Bombeiros forma primeira turma do curso de CFO no Maranhão

MARANHÃO - O Corpo de Bombeiros Militar vai formar, neste primeiro semestre, a primeira turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO). A turma, que começou em agosto de 2006, conta com 21 cadetes dos quais cinco são mulheres.
Inicialmente, o Curso de Formação de Oficiais era feito em regime descentralizado, ou seja, como o Maranhão não possuía uma Academia para as aulas e treinamentos, os alunos eram distribuídos para outros estados como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco e Pará. Assim, a última turma formada na Instituição foi há mais de uma década, em 1998.
Somente depois de um convênio afirmado entre a Secretaria de Segurança Cidadã, o Corpo de Bombeiros com a UEMA (Universidade Estadual do Maranhão) tornou-se possível a criação de um Centro de Ensino para a formação dos oficiais no Estado.
Hoje, a academia conta com 03 turmas num total de 84 cadetes, sendo destes, 14 mulheres. O Centro de Ensino é comandado pelo major Macedo. A coordenação de ensino superior fica a cargo do capitão Bezerra.
Curso - Para quem deseja fazer carreira militar no curso de formação de oficiais do Corpo de Bombeiros, o ingresso faz-se através de processo seletivo (vestibular) da UEMA. O candidato fará uma prova teórica e uma avaliação de aptidão física com atividades como natação, corrida e exercícios abdominais.
O curso, que tem duração de três anos, oferece uma bolsa de estudo aos cadetes, como forma de ajuda de custo nas despesas. As aulas são ministradas pela manhã na própria Academia do Corpo de Bombeiros, das 07:30 às 12:00hs, com instruções militares e bomberísticas. Já à tarde, das 13:30 às 18:30hs, os cadetes participam de disciplinas curriculares na UEMA, nas áreas de Direito, Administração, Saúde e Economia.
Fora as atividades acadêmicas, o curso de CFO oferece um estágio a ser realizado nos quartéis do Corpo de Bombeiros na capital, para que os cadetes coloquem em prática o aprendizado adquirido em sala de aula, com atividades de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, resgate e salvamento de vítimas. Após, a conclusão do Curso de Formação de Oficiais, os cadetes são promovidos para aspirantes e em seguida a oficiais militares.
FONTE:J.PEQUENO

Nenhum comentário:

Designed By